O Diretor deste Blog e do site www.AulasLatimeGrego.com  publicou ao longo deste tempo vários posts escritos em língua latina. Devido ao pedido de alguns leitores e a grande curiosidade demonstrada por eles serão disponibilizadas lições básicas de latim com explicações em português. A gramática latina será estudada passo a passo em posts periódicos.

O método de estudo será o assimilativo, ou seja, o mesmo usado por todas as crianças de todos os tempos. Os meninos não recebem aulas de gramática, mas sim tomam contato direto com a língua. As explicações da gramática são dadas posteriormente após adquirirem certo vocabulário.

Em nosso curso a gramática latina será dada no decorrer das lições de forma que ao final de alguns posts o leitor possa ter noções básicas da gramática latina de forma esquemática.

Na primeira fase do estudo serão apresentados aos leitores assíduos deste Blog um breve histórico da língua como introdução ao latim; em seguida noções básicas da evolução das línguas a fim de constatar como nosso idioma luso é muito semelhante à língua latina; e por fim a utilidade prática de aprender latim tanto para a formação do raciocínio quanto para a formação cultural do ser humano.

Após esta breve introdução, entraremos nas considerações sobre a pronúncia e a gramática sempre reportando ao já estudado nos posts anteriores ou introduzindo o leitor em outras fórmulas ou textos latinos clássicos tanto de autores pagãos como de autores católicos.

Atendendo o pedido de um de nossos leitores oferecemos lista das cores em latim.

As cores em latim
Branco Albus, a, um
Branco brilhante Candidus, a, um
Vermelho Ruber, rubra, rubrum
Vermelho brilhante Purpureus, a, um
Negro Niger, nigra, nigrum
Sombra Ater, atra, atrum
Roxo Rufus, a, um
Azul Caerúleus, a, um
Louro Flavus, a, um
Claro Clarus, a, um
Brilhante Fulgens, entis
Transparente Pellúcidus, a, um
Verde Viridis, is, e
Marrom-amarelado Fulvus, a, um
Escuro Obscurus, a, um
Pálido Pállidus, a, um  (pallens, entis)
Opaco Opacus, a, um